Movember 2017

Mais um Novembro e, desde 2013, para o NEL e amigos é um mês de bigodes!!!

A ala masculina é desafiada a deixar crescer o bigode ao longo de Novembro.

Esta atitude, despoletada há mais de 10 anos por 30 australianos que decidiram mudar de visual no mês em que se assinala o Dia Internacional do Homem.

O objectivo foi para chamar a atenção para o tabu associado aos problemas de saúde masculinos.

O movimento foi ganhando adeptos em todo o mundo e já conta com mais de 2 milhões de seguidores. Em Portugal ainda não há uma organização oficial, mas o Movember – é assim que se chama a iniciativa, “Mo” (de moustache) + “vember” (de November) – está a ganhar cada vez mais adeptos.

Sim, de bigodes, mas por uma causa! Os Mo Bros, membros deste movimento, esperam chamar a atenção para problemas de saúde masculinos como o cancro da próstata ou dos testículos (tratáveis se detetados precocemente) e desmistificar a sua prevenção, deixando, para isso, o bigode crescer durante todo o mês de Novembro tornando-se, eles próprios estandartes do movimento.

O objetivo do movimento é esse: gerar conversa e debate. Os Mo Bros (os adeptos do movimento) são uma espécie de cartaz falante.
Quando lhes perguntam o porquê do bigode, explicam que o objetivo é alertar para muitos problemas de saúde masculinos que ainda são tabu para os homens e para a própria sociedade.

O cancro da próstata e dos testículos é exemplo de assuntos de que os homens não gostam sequer de ouvir falar, mas que se forem rastreados e detetados a tempo são tratáveis. A verdade é que muitos homens continuam a ter receio de fazer o rastreio e nem sequer se fala nisso.

Os Mo Bros propõem-se ainda alertar para a importância de fazer análises periódicas e exames de rotina e alertar para os benefícios de manter hábitos saudáveis – como procurar conhecer o historial médico da família, fazer exercício, deixar de fumar, dormir e comer bem e gerir o stresse.

Como funciona o desafio é simples: deixar crescer o bigode durante os 30 dias de Novembro.

Os Mo Bros no dia 1 de Novembro iniciam a jornada de “mo-crescimento” com a cara totalmente barbeada. A ideia é que cada homem seja uma espécie de cartaz falante e que durante os 30 dias de Novembro contribua para quebrar tabus e aumentar a consciencialização sobre a saúde masculina.

Depois é aguentar o mês inteiro, missão que não é fácil.

É preciso coragem!!!

No NEL – Pédatleta iremos“enterrar” os bigodes, mais uma vez, no restaurante Bigodes (Benedita) em data a anunciar…