Um aventura na Serra de GREDOS

No passado fds (20, 21 e 22 de janeiro) a familia NEL & friends juntou-se para mais uma aventura na Serra de GREDOS (ÁVILA – ESPANHA).

Foram dois dias de esforço, pujança, belas paisagens e alguma adrenalina (à mistura) para todos os que tiveram o prazer de abraçar esta aventura. O companheirismo e a boa disposição imperou ao longo desta conquista a uma das cordilheiras montanhosas de “nuestros hermanos” que tem um conjunto de particularidades interessantes, como por exemplo: a sua relativa aproximação a Portugal (de Leiria a GREDOS são 465km – 5h de viagem) e o facto de se situar no sistema geomorfológico central ibérico ao qual pertence a nossa Serra da Estrela.

A preparação desta aventura foi elaborada com toda a atenção necessária para este tipo de atividade em média-alta montanha. Assim sendo, o grupo chegou a Hoyo del Espino (aldeia situada nos arredores da Plataforma de Gredos) na sexta-feira (dia 20) e ai pernoitou no Hostel JJ. No Sábado (dia 21) bem cedinho fomos em direção à plataforma de Gredos para iniciar a nossa caminhada até ao refúgio da Laguna Grande. À chegada ao refúgio assentámos arraiais e almoçamos para depois iniciarmos o “ataque” ao pico do ALmanzor (2.592 mts de altitude – pico mais alto do circo de GREDOS). Por volta das 16h00 o pico foi atingido pelo grupo e de repente todos foram contagiados por uma grande alegria e satisfação (OBJECTIVO COMPRIDO…). O regresso ao refúgio foi técnico mas tranquilo sem grandes sobressaltos.

No domingo (dia 22) o grupo levantou-se cedo e arrumou as suas tralhas para preparar o regresso à plataforma de Gredos. Por volta das 12h00 estávamos junto aos carros prontinhos para ir ao café “Bodeguilha” em Hoyos del Espino, para desfrutar de um belo manjar dos deuses e beber umas belas de umas cañas (cervejas). Depois de um bom repasto o grupo estava pronto para regressar a terras Lusitanas. A chegada a Leiria deu-se por volta das 19h30.

A todos os que tiveram presentes nesta aventura foi um verdadeiro prazer poder desfrutar todos os momentos bons que esta atividade nos proporcionou…:)

Cumprs.

Nuno Santos – Pénacascata

 

Deixar uma resposta