ATAQUE AO SOUTOCICO
|Integrado no projecto LIS, a malta do Pénoburaco lançou-se na descoberta das cavidades da Bacia Hidrográfica do Rio Lis.
Esta semana as agulhas orientaram-se para o Soutocico, onde os “Caminheiros” da terra deram a orientação certa para desvendarmos 3 cavidades.
Na primeira oportunidade, visitámos o Algar do Trança, cavidade com entrada por uma fenda, permite aceder a uma pequena galeria, seguindo-se um pequeno laminador até um pequeno abatimento com a vista a continuar. Há que equacionar trabalhos de desobstrução.
Na segunda visita, entrámos pelo Algar das Figueiras. Uma entrada grande, com uma vertical de cerca de 12 metros, onde curiosamente um tal de Eugénio teria deixado a sua marca em 1986. Apesar de bonito, com paredes revestidas a verde do musgo e linhas muito bem desenhadas pelas raízes das Figueiras que moram à boca do Algar, este não tem mais continuação.
Por fim, visitámos o Algar das Gralhas, que apenas trata de uma galeria que abateu e na sua base reside uma pilha de blocos e cascalho.
Apesar de tudo, foi um dia muito produtivo e com a ajuda destes Caminheiros, mais cavidades estão na calha dos nossos nelitos.
Para breve lançamos as topos de cada um destes algares.
Participaram na exploração o Flávio Lucas, João Ferreira e Marco Dias.