Campanha Arroteia 2015 – Todas as etapas
|Publicado em: 26 de Setembro de 2015
Topo, topo, topo
No passado sábado os trabalhos na Arroteia incidiram na topografia.
Com a indisponibilidade para fazer trabalhos de desobstrução, a equipa focou-se na topografia desde a boca do algar até ao início do sifão a jusante.
Terminado este troço, regressou-se à galeria do rio, de forma a continuar a topo desta. No final do dia, o saldo foi positivo, tendo cerca de metade da parte activa da gruta topografada.
Próximo sábado haverá uma interrupção dos trabalhos, para dar lugar ao 6º Congresso Nacional de Espeleologia a realizar em Alvados, evento este que conta com a presença dos espeleólogos das várias associações nacionais.
Participaram na actividade o Paulo Cardoso, Pedro Galvão, Flávio Lucas, João Ferreira e Telmo Gomes
Publicado em: 23 de Setembro de 2015
Quando a chuva atrapalha
Como agendado, no sábado passado foi dia de ‘visita’ à Arroteia.
Com a estratégia orientada para as desobstruções, a equipa do NEL preparou-se para um dia em cheio… mas, infelizmente, as chuvas que caíram durante a semana, voltaram a encher o sifão e para juntar ao rol de azar, a bóia da bomba tinha ficado presa numa fenda, o que não permitiu que esta accionasse quando necessário.
No entanto, a equipa não deitou tudo a perder: uma equipa de 3 – Pedro Galvão, Sandra Portela e João Ferreira, avançaram pelo rio, para continuar os trabalhos de topografia desta vertente.
Os restantes elementos aproveitaram para fazer uma manutenção ao sistema de bombagem e localizaram mais uma nova passagem a ser explorada, mas que carece de uma desobstrução.
Depois da saída, aproveitou-se para se fazer prospecção de cavidades à superfície.
Participaram na actividade: José Artur, Orlando Elias, Joaquim Galvão, Pedro Galvão, Sandra Portela e João Ferreira.
Publicado em: 16 de Setembro de 2015
Soma e Segue
Após um início de semana emocionante, a motivação da equipa do NEL Pénoburaco está em altas.
Na passada segunda-feira (07 de Setembro), os espeleólogos José Artur e Orlando deslocaram-se à Arroteia para verificar os níveis da água e fazer avançar a bomba no sifão a jusante. Os resultados eram muito bons: o nível da água tinha descido mais uns 60 cms, o que permitia o avanço de 2 metros da bomba e o acesso a uma rampa.
Mantendo a escala de verificação dos níveis da água e reposicionamento da bomba, no dia 08 de Setembro, foi a vez do Pedro Galvão e José Artur fazerem a visita, A melhor das novidades: o sifão estava vazio e a passagem aberta para o desconhecido.
O sifão termina com uma pequena parede de cerca de 4 metros que no seu topo dá acesso a uma nova galeria com cerca de 30 metros de extenção. No final, a passagem estreita sendo necessário trabalhos de desobstrução para progredir.
Com este desenvolvimento, os trabalhos do sábado seguinte iriam incidir na desobstrução do fim da galeria e consequente progressão, mas infelizmente à chegada dos primeiros espeleólogos, havia um contratempo: a bomba tinha ficado mal posicionada e o sifão tinha voltado a encher. Apesar do contratempo, iniciou-se o vazamento do sifão, tendo demorado cerca de 2h até se conseguir a passagem até à escalada.
Ainda com algum tempo útil de trabalho, foram realizadas pequenas desobstruções, mas os equipamentos resolveram fazer greve, impossibilitando a progressão desejada. No próximo fim de semana será ponto de ataque.
Ainda assim houve a oportunidade para topografar esta nova descoberta e registar os novos dados .
O NEL teve ainda a participação de um colega – João Neves (SAGA) que em 1987 integrava a equipa de exploração da Arroteia, precisamente neste sifão, onde na companhia do francês Christian Thomas (autor do livro Grouttes et Algares du Portugal) e espeleólogos do NEL (Pedro e Joaquim Galvão, nomeadamente) mergulharam tentando descobrir o que hoje está a seco. Foi um misto de boas recordações e troca de experiências.
Uma vez a equipa de trabalhos ser composta por 11 espeleólogos, um grupo (Paulo Cardoso, Luís Serafim e Francisco Rodrigues) avançou até ao sifão no final da gruta com o objectivo de tentar vazar o mesmo, com o auxílio de uma bomba. Infelizmente as tentativas foram infrutíferas, estando já pensado um plano B para vazar o mesmo.
Próximo sábado será de novas aventuras.
Participaram na actividade do dia 12 de Setembro: Pedro Galvão, José Artur, Flávio Lucas, Orlando Elias, Luís Serafim, Paulo Cardoso, Francisco Rodrigues, João Ferreira, Carlos Cordeiro, João Cordeiro (NEL) e João Neves (SAGA/ Submate).
Publicado em: 10 de Setembro de 2015
Sifão a montante
Mais um fim de semana de aventuras!
Tendo havido uns pequenos contratempos durante a semana, era necessário verificar a causa de não se estar a extrair água como suposto. Após uma análise breve, concluiu-se que a tubagem estava vincada, o que criava uma barreira no circuito de extracção da água. Com a agilidade do Orlando e com a ajuda de um futuro espeleólogo – César, o problema ficou resolvido e o circuito de estava novamente a funcionar.
Contando com uma equipa de 11 espeleólogos, formaram-se duas equipas para trabalhar em duas frentes: avaliar a passagem do sifão a jusante e se possível topografar, e colocar um tubo no sifão no final da gruta, para se poder vazar o mesmo.
A equipa que seguiu rio fora em direcção a montante encontrou livre transito no sifão e seguiu com os trabalhos de topografia. Tal como descrito no livro do C. Thomas, para lá do sifão existe uma bifurcação, sendo o lado esquerdo aquele que inspira a continuidade, mas infelizmente vai estreitando, impedindo a progressão.
No final do dia o saldo era muito positivo: topografia feita para lá do sifão a montante, tubo colocado no sifão do final da gruta, e o sifão a jusante já tinha vazado uns 60 cms.
No Domingo dia 6 de Setembro, os irmãos Galvão desceram a Arroteia para verificar as bombas e recolocar as mesmas.
As novidades não poderiam ser mais promissoras: o nível da água tinha baixado uns 2 metros, permitindo a passagem para uma nova sala – uma nova posição para a bomba.
Participaram na actividade: Orlando Elias, Marco Dias, Paulo Cardoso, Joaquim Galvão, Pedro Galvão, Luís Galvão, Luís Serafim, Sandra Portela, Francisco Rodrigues, João Ferreira e César Cordeiro
Publicado em: 1 de Setembro de 2015
À Primeira e sem Espinhas
Sábado passado os trabalhos foram focados na montagem do sistema de vazamento do sifão a jusante.
Com uma equipa de 5 espeleólogos, 4 tiveram a tarefa de descer e passar a tubagem até ao sifão a jusante, desde a barragem. Depois desta fase, foi a montagem das bombas em modo sequencial: a bomba a jusante vaza o sifão para a barragem e a bomba da barragem para o exterior.
Logo na primeira tentativa, a eficácia e experiência da equipa revelou-se decisiva e o resultado foi imediato: está a vazar!
Ao fim de 48h já se conta um escoamento de cerca de 7.000 litros.
Participaram na actividade o Orlando Elias, Flávio Lucas, Pedro Galvão, Luís Galvão e João Cordeiro.
Publicado em: 25 de Agosto de 2015
Ataque ao Sifão a Montante
No passado sábado foi dia de trabalhos na gruta da Arroteia. Com uma equipa de 8 pessoas, o NEL distribuiu os trabalhos em duas frentes: montar o sistema de vazamento do sifão a montante, para permitir a passagem e realizar os trabalhos de topografia; e avaliar os trabalhos a realizar no final da gruta, para lá do “paredão”.
No final do dia, o sifão a montante ficou a vazar, pelo que se espera no próximo fim de semana seja possível a passagem. Por outro lado, ficou assinalado outro sifão na zona terminal da gruta a ser explorado.
Participaram na actividade o Flávio Lucas, Marco Dias, Orlando Elias, Pedro Galvão, Luís Galvão, Sandra Portela, Paulo Cardoso e João Ferreira.
Publicado em: 14 de Agosto de 2015
O inicio
Apesar de ser uma cavidade bastante conhecida e visitada, a Arroteia ainda esconde alguns mistérios. O desconhecido para além do sifão a montante e do sifão a jusante (depois da barragem) levou o NEL a apostar nesta cavidade para a campanha de Verão.
No passado sábado iniciaram-se os trabalhos, tendo sido feito o levantamento dos níveis da água e uma pequena desobstrução para poder facilitar o vazamento de um dos sifões.
Ao mesmo tempo, aproveitamos para fazer uma visita guiada a uma colega Polaca que está de visita a Portugal.
Na actividade participaram o Marco Dias, Flávio Lucas e Orlando Elias (NEL), Gonçalo Santos e Sílvia Esteves (ECTV) e Iza Pałygiewicz (Speleoklub Warszawski).
You must log in to post a comment.
that was fun! Obrigada amigos! 🙂