Arroteia até já, com um toque muito especial!
|No passado sábado terminamos a campanha da Arroteia 2016.
Não deve haver Algar em Portugal que tantas vezes foi descido como a Arroteia. Por ele já passaram muitas gerações de espeleólogos na tentativa de ultrapassar os seus desafios e descobrir os seus segredos. O esforço e a perseverança de tantos tem, ao longo dos anos, levado a um maior conhecimento da cavidade, que teimosamente não tem permitido que se descubra o seu maior segredo.
Tudo se tentou, mas baixar a água daquele sifão final, tornou-se nesta infinidade de anos uma missão impossível. O ano passado arregaçaram-se as mangas, espalharam-se centenas de metros de mangueira, fio eléctrico e com a ajuda de potentes bombas, o impossível tornou-se possível, a água do sifão começou a descer e uma nova galeria está agora ali com tantos segredos por desvendar.
Amigo Tiago Coelho Costa, companheiro de tantas aventuras e grande lutador esta galeria que parecia inatingível, aqui está. Foi baptizada de “Galeria do Tiago” porque tu és forte, corajoso e não vais desistir até vencer. Vê lá se te pões bom, pois ainda vai sobrar muito trabalhinho para fazeres. Daquele levezinho… martelo e escopro!
Grande Abraço
NEL-Pénoburaco
6 de Junho de 2016
Está oficialmente “aberta” a Campanha de Exploração da Arroteia.
Tendo no ano passado terminado as explorações mais cedo que o esperado, devido às chuvas que foram começando a cair, o fim de semana passado foi o início da campanha de Exploração da Arroteia 2016.
Sendo este Algar uma cavidade freática, para esta altura os níveis de água ainda estão muito acima do desejável, pelo que a equipa de 5 espelólogos do NEL, lançou-se no reconhecimento/exploração “a seco” do meandro superior, tendo realizado alguns trabalhos de desobstrução, para passagem de equipamento e exploradores.
A perspectiva da continuidade é muito animadora e curiosa, pelo que para as próximas incursões avizinham-se boas surpresas.
Participaram na actividade o Paulo Cardoso, Flávio Lucas, Orlando Elias, João Ferreira e Telmo Gomes.