GREDOS – Pico do Almansor
|Esta actividade de montanha composta de caminhada e uma escalada simples para atingir o Pico foi realizada de 06 a 08 de Junho.
Com o objectivo de subir ao Pico da Almansor (2592 mts), eu e o meu companheiro Mangas, arrancamos em direcção à Serra de Gredos (Espanha), numa aventura com algumas interrogações sobre o que nos esperava…
A nossa ideia foi fazer o percurso em duas fases. A primeira da plataforma até ao refúgio de Élola e no dia seguinte fazer a subida ao Pico do Almansor e voltar ao Refugio ou ao inicio do percurso.
Começámos a caminhada na Plataforma de Gredos. Metemos as mochilas às costas e lá fomos em direcção ao refúgio de Élola…a ideia dependendo do clima era pernoitar lá…(mas levámos uma tenda).
Chegádos ao refúgio, concluímos que o clima estava óptimo para montarmos a tenda e decidimos seguir mais 1 km e no sopé do Pico montámos o acampamento…um luxo!!!!
No dia seguinte, por volta das 6:30 lá nos levantámos para preparar o pequeno almoço e o material para a subida.
A subida parecia fácil, mas a quantidade de pedras e rochas era tão grande que rapidamente se torna exigente a nível físico e mental.
A ultima parte, ou seja, os últimos 50 mts que, segundo as pesquisas que fiz, era necessário o uso de material de escalada por ser tecnicamente exigente, acabou por ser relativamente fácil de ultrapassar porque não havia humidade e a aderência era muito boa…caso contrário facilmente podemos cair e só parar umas centenas de metros mais abaixo!!!
Lá tiramos as fotos da praxe…e voltámos pelo mesmo caminho para o acampamento onde comemos e descansámos.
Depois descemos novamente até ao abrigo e iniciámos o regresso até á Plataforma onde deixámos o carro.
Quando chegámos ao carro e já depois de arrumar tudo…eis que o tempo começou a escurecer e de repente…começou a chover!!!
Na volta passámos por Hoyos del Espino para ver o ambiente, mas a chover decidimos seguir.
Depois foi o regresso a Portugal…
Valeu a pena conhecer….e espero lá voltar…em breve!