Maio – Mês do Coração || Dr. João Morais

Maio_Coração

O NEL em parceria com o Centro Hospitalar de Leiria vai desencadear, durante o mês de Maio, algumas acções de sensibilização para as temáticas relacionadas com o coração.

Começamos com o contributo do Dr. João Morais – diretor de Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

1. Lembra-se quando foi a última vez que se pesou?
A avaliação do peso corporal é uma das mais simples medidas com forte impacte na saúde de todos nós. As grandes variações de peso, seja no sentido do aumento seja na redução, pode levar-nos a procurar um problema de saúde até então não detetado.

2. Quantas peças de fruta fresca comeu hoje?
A fruta fresca ocupa um lugar de grande relevo no conjunto da nossa alimentação.
Para além das vitaminas que toda a fruta contém, indispensáveis à vida, a fruta fresca possui propriedades anti-aterosclerose, dessa forma mantendo a saúde das nossas artérias. Duas a três peças por dia contribuem para uma saúde melhor.

3. Os meus amigos dizem que o álcool faz bem ao coração
O álcool, seja na forma de vinho, seja na forma de destilados, não faz parte da alimentação e é apenas um elemento de prazer, tal como o açúcar ou o sal. Beber álcool esperando daí receber grandes benefícios para a saúde é um erro que se deve evitar. Um a dois copos de vinho por dia são suficientes, bebidos com prazer e não como uma rotina ou obrigação.

4. Ouvi dizer que os doentes do coração não podem fazer exercício físico, só podem caminhar
As doenças do coração não são todas iguais e cada caso é um caso. Contudo e tirando situações especiais, quase não há doentes para os quais o exercício seja totalmente proibido. Com a ajuda do seu cardiologista, vai ser possível encontrar um programa de treino ajustado à sua condição física e às necessidades do seu coração

5. Só fumo 4 cigarros por dia. Por quê parar?
O tabaco é um dos mais importantes agressores do sistema cardiovascular. O seu efeito é proporcional à quantidade de consumo, pelo que o único número aceitável é igual a zero.

6. Os diabéticos podem comer doces?
A diabetes é uma doença que se caracteriza pela incapacidade do organismo digerir os açucares, ou mais corretamente os hidratos de carbono. Entre estes, os produtos de confeitaria são os mais complicados na medida em que contêm açucares de absorção muto rápida e como tal levando a uma subida muito rápida da giicemia, ou seja, dos níveis de açúcar no sangue. Assim, os diabéticos devem abolir este tipo de açucares e apenas consumi-los em ocasiões excecionais e em quantidades muito pequenas.

7. Para que serve um pace-maker?
O nosso coração tem dois tipos de atividade naturalmente interligadas. Um atividade elétrica, do tipo bateria, a qual permite emitir estímulos elétricos, que por sua vez vão ser responsáveis pela atividade mecânica responsável pela contração cardíaca. Um pace-maker não é mais do que uma pilha de substituição.

8. Um doente com pace-maker pode viajar de avião?
Nada há que o impeça. A única recomendação tem a ver com a necessidade de alertar os funcionários no aeroporto, por forma a evitar o controlem máquinas detetoras de metais, já que o sinal que transmitem pode interferir no funcionamento do pace-maker e até inibi-lo.

9. O que é um bypass?
Quando as artérias coronárias apresentam placas de colesterol que levam a que as mesmas se obstruam, duas opções são possíveis. Hoje em dia, a maior parte é tratada com a chamada angioplastia, que consiste na desobstrução coronária com base em sondas (catéteres), mas um número reduzido continua a precisar de cirurgia. Esta é feita com base em enxertos (ou bypass), os quais podem ser feitos com segmentos de veias que o cirurgião retira das pernas, ou de artérias que se situam no tórax.

10. O que é um stent coronário?
A desobstrução coronária por cateter (angioplastia) é conseguida graças a um balão que insuflado no interior da artéria leva a que a mesma se dilate permitindo assim a normal circulação de sangue. Para conseguir que a artéria não se volte a obstruir no mesmo local, são implantadas próteses, tipo rede metálica que expandidas dentro da artéria a mantém aberta.

11. Qual é o valor ideal de colesterol?
O valor de colesterol não tem de ser igual para todos. Idealmente podemos dizer que esse valor deve ser o mais baixo possível, mas os objetivos devem ser adaptados à situação de cada um. As exigências são maiores nos indivíduos que já tiveram manifestações de doença, em especial enfarte do miocárdio, nos quais, o valor de colesterol LDL devem ser inferiores a 70 mg/dl.

12. Muitos doentes tomam aspirina para o coração. Para que serve? Deve ser tomada toda a vida?
Os doentes com problemas nas artérias coronárias, tratados com angioplastia ou bypass, ou mesmo aqueles que apenas tomam medicamentos, têm grande tendência a formar, no interior das artérias, coágulos de sangue que levam ao seu entupimento. A aspirina previne a ocorrência deste fenómeno, pelo que estes doentes devem tomar este tipo de medicamento ao longo da vida. Para além da aspirina há outros medicamentos com efeito semelhante, os quais podem ser tomados em alternativa ou mesmo em combinação