Movember: Homem que é Homem deixa crescer o bigode em Novembro
|Todos os MoBros, MoSistas e amigos estão convidados para esta expedição de extermínio da “farfalheira” facial que nos acompanhou no mês de Novembro.
Pelo 3º ano consecutivo, sairemos da casa-abrigo do NEL na Chainça – Porto de Mós (39°32’45.78″N / 8°48’28.36″W), Domingo pelas 8:30, em direção ao restaurante “O Bigodes” na Benedita (distância expectável de aproximadamente 30 Km) em ritmo “soft”.
Quem quiser poderá aparecer directamente no restaurante pelas 13:00 para a comemoração gastronómica de encerramento de mais um Movember – NEL.
Esta actividade é aberta a TODOS sem requisitos ao nível de pilosidades faciais.
Até Domingo!
29 Out
Novembro é mês de São Martinho, das castanhas e desde 2013, de bigodes – no NEL vamos para a 3ª edição!!!
Um bigode farfalhudo deixou de ser uma escolha só de machos latinos. Agora deixar crescer o bigode tornou-se coisa de homens sensíveis – no bom sentido – e preocupados com a saúde. Especialmente no mês de Novembro. Há dez anos, 30 australianos decidiram mudar de visual no mês em que se assinala o Dia Internacional do Homem para chamar a atenção para o tabu associado aos problemas de saúde masculinos. O movimento foi ganhando adeptos em todo o mundo e já conta com quase 2 milhões de seguidores. Em Portugal ainda não há uma organização oficial, mas o Movember – é assim que se chama a iniciativa, “Mo” (de moustache) + “vember” (de November) – está a ganhar cada vez mais adeptos.
Sim, de bigodes, mas por uma causa! Os Mo Bros, membros deste movimento, esperam chamar a atenção para problemas de saúde masculinos como o cancro da próstata ou dos testículos (tratáveis se detetados precocemente) e desmistificar a sua prevenção, deixando, para isso, o bigode crescer durante todo o mês de Novembro tornando-se, eles próprios estandartes do movimento.
O objetivo do movimento é esse: gerar conversa e debate. Os Mo Bros (os adeptos do movimento) são uma espécie de cartaz falante.
Quando lhes perguntam o porquê do bigode, explicam que o objetivo é alertar para muitos problemas de saúde masculinos que ainda são tabu para os homens e para a própria sociedade.
O cancro da próstata e dos testículos é exemplo de assuntos de que os homens não gostam sequer de ouvir falar, mas que se forem rastreados e detetados a tempo são tratáveis. A verdade é que muitos homens continuam a ter receio de fazer o rastreio e nem sequer se fala nisso.
Os Mo Bros propõem-se ainda alertar para a importância de fazer análises periódicas e exames de rotina e alertar para os benefícios de manter hábitos saudáveis – como procurar conhecer o historial médico da família, fazer exercício, deixar de fumar, dormir e comer bem e gerir o stresse.
Como funciona o desafio é simples: deixar crescer o bigode durante os 30 dias de Novembro. Os Mo Bros no dia 1 de Novembro iniciam a jornada de “mo-crescimento” com a cara totalmente barbeada. A ideia é que cada homem seja uma espécie de cartaz falante e que durante os 30 dias de Novembro contribua para quebrar tabus e aumentar a consciencialização sobre a saúde masculina.
Depois é aguentar o mês inteiro, missão que não é fácil.
É preciso coragem…
No NEL – Pédatleta vamos “enterrar” os bigodes, mais uma vez, no restaurante Bigodes (Benedita) em data a anunciar…