AX Trail: A alegria de participar!!!

UTAX_Joellete

Sabem o que é uma Joelette? Pois vão andar umas quantas pela Serra da Lousã no domingo 19 de outubro, para quem quiser ver de perto a materialização da solidariedade, da tolerância e do respeito pela diferença. O AX Trail Series /Ultra Trail Aldeias de Xisto (UTAX) traz a Portugal a primeira corrida de Joelettes, que mais não são do que cadeiras todo-o-terreno de uma só roda, adaptadas ao transporte de pessoas portadoras de deficiência e com mobilidade reduzida em zonas montanhosas ou de piso irregular. Neste caso, em modo de corrida por “trilhos de outra forma inacessíveis”, com quatro atletas voluntários, sendo que o “papel principal” é da pessoa transportada.

A tradição das corridas de Joelettes é grande em França, país onde nasceram e onde se realiza um campeonato do mundo desde 2007. “Quisemos abraçar projetos sociais”, explicou ao JN Running João Lamas, organizador do AX Trail/UTAX. A empresa promotora do evento, a Go Outdoor, é a representante em Portugal das cadeiras, através da Floema.

A corrida é gratuita e terá 10 km e parte às 10 horas do Coentral para Castanheira de Pêra, estando já garantida a participação de seis cadeiras e uma sétima por confirmar. A ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã apoia o AX Trail da Inclusão e participa com dois atletas nas suas Joelettes. O Núcleo de Espeleologia de Leiria garante outros dois. A Go Outdoor e o município do Pombal também entram em prova.

Mais em: http://running.jn.pt/2014/10/09/ax-trail-finalmente-a-corrida-de-quem-nao-pode/

Deixar uma resposta