Croqui da Ribeira de Quelhas

IMG_20151124_121202

Apesar do frio, vento e pouco sol que fez notar no passado dia 21 de novembro (sábado)…o NEL (Pénacascata) & Amigos realizaram a descida da Ribeira de Quelhas (Coentral – Castanheira de Pera). Nesta descida contamos com a preciosa colaboração de dois membros do clube ECDC (Espeleo Club de Descenso de Canones- Portugal) que nos ajudaram a realizar de forma profissional e realista o croqui desta magnifica ribeira existente no distrito de Leiria.
A aventura iniciou com uma caminhada ao longo da ribeira com uma ascensão maxima de 215m e uma duração aproximadamente de 1h20m. Esta caminhada permitiu igualmente analisar pontos de re-equipagem ao longo da ribeira, bem como outros pormenores logísticos.

A descida propriamente dita da ribeira iniciou-se por volta das 12h00 e terminou por volta das 15h30. Durante a descida realizou-se na íntegra todo o levantamento topográfico da ribeira em termos de progressão, cascatas, ressaltos, saltos e tobogãs. No final (com a ajuda do GPS), registou-se uma extensão de rio (praticável) de 1,85 km.
Este trabalho servirá para divulgar um conjunto de informações sobre a ribeira importantes para quem a desejar realizar em autonomia. Serviu igualmente, para estruturar um conjunto de procedimentos e trabalhos a realizar para, num futuro próximo, melhorar o nível de equipagem da ribeira (ex.: equipamentos de ancoragem, novas vias de rappel, corrimãos, entre outros) e projetá-la para a realização de uma competição federada de Canyoning (em modalidade de Sprint), em outubro de 2016, a ser organizada pelo NEL, em colaboração com a FCMP (Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal).
A todos que participaram e ajudaram nesta descida, um muito obrigado pela vossa colaboração e dedicação. Um especial agradecimento, em nome do NEL, aos Gaspar e ao Varela (membros do ECDC) pela vossa excelente companhia e experiencia partilhada na elaboração de croquis de rios para descidas em canyoning.

Deixar uma resposta