Croqui Ribeira de Quelhas

Rib.ª-Quelhas

No inicio do mês de Julho a seção Pénacascata, juntamente com a equipa de equipagem de vias da empresa Tobogã, uniram-se para procederem à re-equipagem da Ribeira de Quelhas (Coentral – Castanheira de Pera) com o objetivo de melhor as características técnicas de equipagem de vias (cascatas) deste recurso hídrico natural, com excelentes condições para a prática de canyoning. De relembrar que esta ribeira será o palco natural para a “I Competição de Canyoning Rib.ª Quelhas – NEL 2016”, que será organizada pelo NEL em colaboração com o município de Castanheira de Pera e a agência ADXTUR.

Esta intervenção de equipagem resume-se à introdução de material especifico novo para a equipagem de vias de rappel em todas as cascatas realizáveis existentes nesta ribeira. Foi igualmente substituídos algum dos materiais que já existiam no rio pelo seu elevado estado de degradação.

Todo este trabalho realizado permitiu-nos realizar o croqui (mapa topográfico) da ribeira de Quelhas com um completo conjunto de elementos identificativos (ex.: locais das ancoragens, número de plaquetes, quantidade de ressaltos e rappeis, entre outros) que permite realizar esta ribeira em segurança, na modalidade de canyoning.

Em nome do NEL um sincero agradecimento, a toda a equipa técnica da empresa Tobogã que com a sua experiência e know-how em equipagem de vias em rios pela sua disponibilidade e excelente trabalho técnico na equipagem da ribeira.

Gostaria de agradecer igualmente, o município de Castanheira de Pera pelo seu apoio e contributo neste trabalho realizado.

Cumprs.

Nuno Santos
NEL-Pénacascata

Deixar uma resposta