Exploração de Cavidades novas

P5090024

No passado dia 09 de Maio a ‘malta dos buracos’ juntou-se para ir visitar umas cavidades que tinham sido identificadas desde a última saída.

Começamos a manhã por uma pequena cavidade, com um poço de cerca de 28 metros de profundidade, onde para chegar à sua base teve-se de fazer um pequena desobstrução. Depois de alguma insistência na remoção de um bloco fixo por argila, conseguimos chegar à base, mas sem indícios de progressão.

Regressados à superfície, aproveitamos para repor energias e ao início da tarde, enquanto nos deslocávamos para a próxima cavidade, encontramos outra que não podíamos deixar de visitar. Esta cavidade tinha vestígios de já ter sido explorada, mas também sem progressão. Valeu o exercício de descer uns 22 metros.

Por fim, fomos visitar a cavidade que inspirava ser um grande Algar, mas na verdade apenas tinha uma profundidade de 27 metros, uma vez mais sem progressão.

Apesar de tudo, foi um dia bem passado onde um dos colegas aproveitou para voltar ao activo e ganhar o bichinho da espeleologia.

Participantes: Marco Dias, Paulo Cardoso e Pedro Marques.