O NEL na 10 éme Marathon Asbac (Association Sportive Bouchaoui Athlétic Club) – Argélia
|No passado dia 21 de Abril após aceite o desafio lançado pela minha chefia, iniciei funções num novo projeto, projeto esse que implicaria uma mudança para um novo país, num outro continente e com uma cultura completamente diferente daquela a que estava habituado – Argélia!
Além de todos as questões pessoais/familiares inerentes a esta mudança, existia uma outra questão que me deixava com alguma apreensão: Será que poderei manter as minhas corridinhas de forma constante??
Duvidas desfeitas logo no primeiro dia que cheguei!!! O meu companheiro de casa é um “atleta” e todas as sextas feiras (equivalente ao vosso Domingo) vai para um local onde se pratica jogging, fazer a sua corridinha semanal. Fiquei descansado, pelo menos iria conseguir fazer uma corridinha semanal, o que já não é nada mau!
Após 2 semanas de estadia em Argel, surgiu o desafio para participar na “Marathon Asbac” no dia 13 de Maio !!!! Nunca corri nenhuma maratona, nem andava a treinar o suficiente para estar preparado para tal!!! Como adoro desafios, não hesitei e decidi avançar: Objetivo – Terminar!
Dia da Maratona – partida prevista e cumprida para as 6h da manhã!!!
Os primeiros 20km foram corridos dentro de autoestrada, com os carros a passarem ao nosso lado, só visto! Em termos físicos tudo estava a correr bem, sentia-me em ótimo estado pois também tinha decidido não forçar ritmo de forma a aguentar os 42 km. Passados os primeiros 20 km, o percurso passa para uma estrada secundária sempre á beira-mar. Começam a surgir as primeiras dificuldades, o vento de frente que em nada ajudava e as primeiras queixas musculares! Decidi não abrandar e manter o mesmo ritmo que trazia para ver o que dava pois a dor era ligeira! Passado o Km 25, a dor estava mais ligeira, decidi aumentar um pouco o ritmo, tudo a correr bem, incluindo os pontos de abastecimento.
Chego ao km 35, sinto que estou a chegar ao meu objetivo – terminar, o tempo que trazia também me motivava 3h25m, tudo a correr na perfeição! Passados alguns metros deste marco, surge a primeira grande dificuldade – caibras! Tive de parar, esticar a perna andar um pouco e voltar a correr. As dores musculares foram aumentado de forma muito intensa, as caibras passavam a ser constantes….estava quase no fim, não ia desistir agora!!! Arrastei-me! Literalmente arrastei-me nos últimos quilómetros, mas não ia desistir! Foi com muito sofrimento que terminei os 42.195Km, mas com a satisfação enorme de ter cumprido o meu objetivo!
Parabéns a toda a organização, foram incansáveis no apoio aos atletas e os pontos de assistência estavam perfeitos! (… a questão de corrermos com os veículos ao nosso lado, foi só um pequeno pormenor!)
A terminar o tempo do vencedor foi:
Classement du 10éme marathon Asbac à la mémoire de Youcef Bettat
DOSSARD NOM & PRENOM TEMPS
244 SADEK MOURAD 02:36:31
104 NUNO BRAGA 04:43:42